top of page

Uma guinada chamada Souls

  • Foto do escritor: Matheus Maranho
    Matheus Maranho
  • 28 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

O fracasso é simplesmente a oportunidade de começar de novo, desta vez de forma mais inteligente, Henry Ford.


Créditos para imagem: https://cinepop.com.br/novo-jogo-dos-criadores-de-dark-souls-e-elden-ring-sera-anunciado-em-breve-veja-detalhes-349942/

Eu sei, acabei soando um pouco como um coach ali em cima. Peço desculpas. A ideia deste texto é simples: compartilhar minha experiência com jogos "Souls" ou "Souls-like". Como esses jogos me impactaram, as mudanças e percepções que causaram em mim, e como até mesmo influenciaram minha maneira de encarar situações cotidianas.


“ Jogos produzidos pela FromSoftware são obras primas, a mais pura forma de arte.

Introdução


A grosso modo, vamos à concepção da coisa: os jogos "Souls" ou "Souls-like" constituem um subgênero de jogos de ação e RPG conhecidos por sua dificuldade desafiadora, combate ponderado, mecânicas de jogo meticulosas e narrativa densa. Agora que temos um ponto de referência, cabe questionar se esses jogos se limitam apenas às suas características técnicas.


Contexto


Em tempos não tão distantes, enfrentei momentos delicados na vida. Me encontrava envolto por pensamentos sombrios, até mesmo macabros, acompanhados por uma angústia persistente e uma falta de vitalidade palpável. Uma penumbra parecia consumir-me diariamente, obscurecendo minhas percepções e enfraquecendo minhas vontades, enquanto meu subconsciente parecia burlar meus sentidos. Esse conjunto de sintomas é familiar para muitos e é conhecido como depressão.


Sentindo a necessidade de uma pausa mais substancial, era evidente que minhas energias estavam esgotadas e que trinta dias de descanso eram mais do que necessários. Sem entrar em detalhes sobre o meu estado fragilizado, o momento para me afastar havia chegado, e mais uma vez me vi diante da falta de alternativas para superar minha situação. Assim, comecei a buscar várias opções até me deparar com uma situação curiosa. Ali, inerte, prostrado sobre as almofadas do meu confortável sofá, estava eu, envolvido em uma maratona de vídeos sobre Dark Souls, mais especificamente sobre o terceiro jogo da série.


Uma sensação há muito esquecida começou a despertar dentro do meu coração. O que eram aquelas classes, as nuances das armas com suas escalas, a trilha sonora envolvente, a dificuldade desafiadora, os cenários intrigantes, os personagens cativantes, a história? O que era tudo aquilo?


Acendendo novamente a fogueira


Aquela sensação inicial reavivou uma chama sobre a minha bonfire (também conhecida como fogueira na série "Souls"). Vi ali uma oportunidade de emergir das sombras. Sir Alonne, Nameless King, Ornstein, Artorias e tantos outros personagens me estenderam a mão, uma ajuda tão inerente que não poderia ser recusada. Mergulhei nas águas mais profundas das séries de maneira intensa. Debrucei-me sobre todos os jogos, confesso que comecei de maneira inversa (3, 2, 1 e Demon's Souls), mas não me arrependo. A curva de aprendizado foi surpreendentemente suave. A partir do momento em que as mecânicas começaram a fazer sentido, meu cérebro foi inundado por um choque de serotonina. Gradualmente, vi meu mundo ser preenchido com cores vibrantes. Quanto mais eu explorava os jogos, mais eu me sentia completo.


Coadjuvantes


Para não ser injusto, outras franquias também me deram suporte:

  1. Mortal Shell;

  2. Elden Ring;

  3. Bloodborne;

  4. Sekiro;

  5. Code Vein;


Praise the sun!


Minha força de vontade foi restaurada; as coisas começaram a fazer sentido novamente, e meus sentimentos ressurgiram. Após algum tempo, alcancei a melhora esperada em meu estado, e pude interromper as medicações e sessões terapêuticas. A cor retornou à minha vida. Agradeço imensamente à minha amada esposa; compartilhamos e nos apoiamos em nossas dores, pois é somente através do amor que esses males podem ser curados. Sem ele, não nos resta nada.


Faço aqui um convite: se você se considera um jogador casual, dedique um tempo para compreender como esses jogos funcionam. Quando você verdadeiramente compreender, sua perspectiva mudará drasticamente, e você nunca mais verá esse subgênero da mesma forma. Ele mudou a minha vida.



Gamertags


XBOX: MaRaNhO;

PLAYSTATION: MaRaNhO_BR, MaRaNhO123;

NINTENDO: Maranho;

 
 
 

1 Comment


Arthur Malheiros
Arthur Malheiros
Apr 28, 2024

Muito bom

Like

© 2023 by Matheus Maranho. Powered and secured by Wix

bottom of page